A renovação da mente – rompimento sobrenatural

Há muitos irmãos confusos, que vivem perguntando a si mesmos, aos pastores e a Deus, porque suas vidas estão fora da realidade do que mostra a palavra de Deus. A principal razão é que ele está vivendo com pensamento fora do padrão, por isso suas finanças, seu casamento, sua saúde e seus sentimentos permanecem como antes, pouca coisa mudou. É impossível haver uma transformação de vida se não houver uma renovação de pensamentos, um ajuste.

Veja os israelitas, viveram no Egito por mais de 400 anos, boa parte desse tempo sob o regime da escravidão, porém quando saíram ainda viveram muito tempo com a mente de escravos, ainda pensavam como escravos, por isso sempre tinham em mente a comida e moradia do Egito.

Nosso espírito nasce de novo a alma não – Rm 12:2

A parte do homem que nasce de novo quando ele arrepender-se de seus pecados, participa do sacrifício de Jesus pela fé e seu espírito, a parte do ser humano que comunica-se com Deus.

No espírito não está nossa vontade, pensamentos e emoções, nossa alma, esta parte do ser humano não nasce de novo quando ele aceita Jesus, ela precisa ser renovada, transformada e liberta da sua forma de querer, pensar e sentir.

A instrução de Paulo aos romanos é bem clara, não deixa dúvida alguma, o processo de renovação consiste em não conformar-se a si mesmo em sua mente com o padrão do mundo, dispor a caminhar de acordo com a mente de Cristo, com o que ele pensa, e testemunhar mais tarde que vale a pena esse esforço.

Precisamos entender que não haverá mudança em nossa vida enquanto não houver transformação e renovação de nossa mente. Este foi por muito tempo o problema dos israelitas em sua jornada no deserto.

Porquê muitas pessoas perdem o que receberam em Cristo?

Está é uma situação bastante comum, e não deveria ser assim, perdem a libertação, perdem a cura, perdem a paz na família, perdem o crescimento financeiro, perdem os milagres que receberam. Por que? Porque não renovaram suas mentes. Por exemplo, alguém recebe um milagre financeiro, mas pouco depois voltam a pobreza, a miséria e as dificuldades de antes. Por que? Por que ainda tratam o dinheiro com a mesma  mentalidade se sempre. Se um carro novo custou 50 mil e o mesmo modelo semi novo vai custar uns 40 mil com 20 mil km. Ele poderia economizar aí 10 mil. Entende? É assim que perdemos os milagres.

Quais são as mentalidades velhas que trazemos e como chegaram a nossa mente? 2 co 10:4

Mentalidades, maneira de pensar e padrões a Bíblia chama de fortaleza, são argumentos e imaginações, ideias, todas estas palavras definem a  forma de pensar e de expressar de cada um de nós de forma determinada. Isto é uma fortaleza, uma mente fechada, uma raciocínio que resiste ao pleno conhecimento da vontade de Deus.

As fontes das fortalezas

Como temos dito, uma fortaleza é uma mentira implantada por Satanás em nossa mente, que pode ser recebida ou rejeitada por nós, que nos convence de algo a que passamos expressar mudando nossa conduta até destruir nossa vida. De onde vem essas fortalezas?  Primeiro elas são jogadas pelo diabo em nossa mente, direto por ele ou ele usa alguém para falar conosco.

Experiências compassado criaram fortes argumentos para resistirmos a viver novos tempos em nossa vida.

O que nossos pais, avós e bisavós nos ensinaram tornaram nosso conceito de vida, a maneira como penso.

A cultura do meu estado, do meu povo e do meu país. Por isso Paulo diz aos romanos a necessidades que tinham de deixar de pensar como romanos para pensar como cidadão do reino de Deus, e não mais de Cesar.

Religiões com suas estruturas humanas baseada em tradições.

Os meios de comunicação como rádio e televisão, que criam argumentos na área sexual, política, econômica, de moda e comportamento infantil.

Como destruir as fortalezas e renovar a mente?

Aqui há sabedoria, necessitamos entender porque as pessoas chegam a ser libertas dos vícios, das dívidas e pobreza, de enfermidades e perturbações emocionais e depois retornam à vida que viviam antes de serem salvas? A resposta a estes irmãos, que estão em busca de explicações é muito simples, receberam o milagre, tiveram uma experiência sobrenatural, mas não substituíram sua velha mentalidade pela nova, por isso os demônios que foram expulsos retornaram com seus pensamentos. Olha o que Jesus disse sobre esse fato: quando o espírito … se não não construirmos novos conceitos, novos pensamentos acerca de sua vida, família e negócios entre outros, a velha mentalidade retornará. Leia continuamente a palavra de Deus e coloque-a em sua mente.