Sacrifício Anual – Abrindo mão do menor para ter o maior

INTRODUÇAO

Conta-se a historia de um macaquinho que enfiou a mao numa cumbuca e encontrou uma moeda de um real, imediatamente ele a segurou com firmeza fechando sua mao. Alguém em seguida ofereceu a ele uma nota de cem reais, porem ele relutou em pega-la pois para faze-lo teria que soltar a moeda mesmo com a mao presa dentro da cumbuca. Ele não se dispos a abrir mao de uma coisa menos por uma maior.
Assim é a maioria de nós, queremos algo maior, porem não estamos despostos a abrir mao do menor para te-lo.

A – O que é um sacrifício?
Segundo o dicionario Aurelio da língua portuguesa, sacrificio é o ato de abrir mao voluntariamente do que se possui(menor) por um beneficio maior. Pessoas que não possuem espirito de sacrificio nunca se movem do lugar em que estao na vida, sempre estao recusando uma proposta ou oportunidade maior por não querer se arriscar, ficando no final sem nada.
O sacrificio é uma expressao de fé no que você esta fazendo ou em quem esta dizendo o que você deve fazer.

B – Quantas vezes aparece esta palavra na biblia?
Coisas importantes sempre são repetidas, veja por exemplo quando repetimos a mesma coisa para um filho, para o marido ou esposa, para um amigo. Parece ser cansativo, porem a repetiçao revela a importância daquele assunto.
A palavra sacrificio aparece na bilia por mais de 280 vezes, por que tanta importância a este tema? A resposta é que ele é um dos fundamentos espirituais para revelar nossa fé na busca pelo impossivel.

C – Em que situações sacrificio aparece na biblia?
Não vamos colocar aqui as mais de 280 situaçoes em que ela aparece, em alguns casos Deus pede em outros a pessoas oferece por si mesma. Vamos ver algumas delas:

1 – Abraao – Gen.22:2 “Deus pede a Abraao um sacrificio absurdo, Isaque”
Gen.22:15 “Deus surpreende Abraao com bençaos que ele nem sequer imaginava

2 – Davi – IISam.24:18-25 “A atitude de sacrificio partiu do coração de Davi para anular uma praga que vinha matando milhares de pessoas por dia em Israel.

3 – Ana – Isam.1:1
Era permitido um homem judeu possuir uma segunda esposa quando a primeira não podia lhe dar filhos, por isto Elcana tomou Penina como mulher.
Isam.1:3
Anualmente eles subiam a Jerusalem para sacrificar em favor do próximo ano
Isam.1:5
Elcana dava a Ana oferta dupla porque a amava, mesmo ela sendo estril ele não a abandonou.
Isam.1:6-8
Ana sofria muito com as humilhaçoes sofridas por parte de Penina, isto a deixava irritada e triste. Era uma situaçao que já durava muitos anos. E mesmo estando na igreja o sofrimento de Ana não tinha fim. Infelizmente esta é a realidade de muitas pessoas que estao aqui, muita coisa já mudou em sua vida, porem ainda esta faltando uma coisa, e ela que deixa você triste e chateado.
Isam.1:9-11
Certa vez. Naquele ano Ana entrou no templo com uma atitude diferente, ela fez um voto pelo seu problema. Estava vivendo o seu pior momento na vida mesmo tendo um marido que a aamava, mas não preenchia o lugar de um filho. Muito amargurada ela fez um voto.
Isam.1:17
O sacerdote libera a bençao sobre a vida dela mesmo sem saber o que ela havia pedido. Um voto é um sacrificio feito entre a pessoa e Deus e não entre Deus e a pessoa.

D – Resultado e um voto – Isam.1:19-20
Logo após o seu voto, na primeira oportunidade que houve, Deus se lembrou de Ana, e ela engravidou.
Para certa coisas em nossa vida temos a impresssao de que Deus se esqueceu de nós, mas um voto o faz lembrar-se. Deus se lembrou de Ana e lembrara de você tambem. Dia 7 de dezembro sera o dia do nosso sacrificio anual, neste dia você fara um voto a Deus por algo que você precisa muito e ate agora, mesmo na igreja, ainda não aconteceu.
Depois do dia 7 Deus se lembrara de você na primeira oportunidade que tiver, e sua tristeza, amargura, irrtacao e humilhaçao acabra.
Você vai pegar este envelope que já tem alguns votos sugeridos nele, aquele com o qual o seu coração se apegar é o que você colocara neste altar no dia 7 de dezembro.
Lembre-se, sacrificio é você abrir mão voluntariamente do menor para ter o maior.

E – Instruçoes
Pegue o envelope dobrado como esta
Depois vamos abri-lo juntos e vamos orar para que você faça o seu voto hoje para paga-lo no dia 12
Lembre-se que sacrificio é você abrir mao voluntatiamente do que possui para ter um beneficio maior.

 

segundo-domingo

terceiro-domingo

quarto-domingo