EDIFICANDO UMA FAMÍLIA DE VENCEDORES – P4

(faça um resumo até depressão e a expressão …debaixo de seus pés) 

Tema: Como Levanto uma cerca em torno de minha família 

Por: Antônio Palaroni

Pendurar uma ferradura, pé de coelho ou uma cruz atrás da porta, passar defumador pelos cômodos, jogar sal groso pelos cantos da casa ou utilizar-se de qualquer outro simbolismo, mesmo que seja extraído de alguma experiência sobrenatural do Velho testamento, não impedirá que demônios mantenham o controle financeiro, de saúde, emocional e de intrigas familiares, arruinando tudo o que você ou qualquer outra pessoa de sua casa começou a construir. A Bíblia aponta para um homem que levantou um poderoso e eficiente muro de proteção em torno de sua família, e Satanás mesmo querendo entrar não teve acesso. Este liberava a bênção do Deus abundantemente sobre ela. Deus escolhe UM para a batalha.

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 1Pd 5:8 

Uma coisa que você não poderá esquecer-se jamais: Deus transformou você primeiro para depois transformar tua família, mas Ele também escolheu começar a regeneração de sua casa te levantando como um grande guerreiro para intensas e demoradas batalhas espirituais. Escute isso: Até hoje Satanás não encontrou um homem ou mulher dentro de sua casa capaz de tirá-lo de lá e levantar uma cerca de poder sobrenatural invisível, impedindo-o de ter acesso aos seus filhos, marido, esposa e pais. 

No Jardim do Éden, havia uma cerca de proteção para que Satanás não tocasse no homem, a obediência à Palavra não permitia que a vida de Adão e Eva fossem arruinadas, porém eles romperam o muro que o Senhor havia levantado ao seu redor e o inimigo pôde entrar. Aqui há uma verdade clara diante de nossos olhos, se podemos romper com o cercado, também podemos fortalece-lo para que os demônios não encontrem nossas defesas desguarnecidas e entre para nos destruir. 

O Apóstolo Pedro nos diz que o diabo, como um leão fica ao nosso derredor, rugindo, procurando uma oportunidade para nos devorar. Que isto significa? Significa que, enquanto estivermos cercados pelo poder sobrenatural de Deus, ele não pode fazer conosco o que pretende fazer. Imagine uma criança com fome, na calçada de uma padaria, olhando fixamente para os bolos nas vitrines, querendo comer, mas não pode porque entre ela, e os bolos e pães há uma parede de vidro impedindo seu acesso colocado pelo proprietário. A criança quer o que está na vitrine, mas não pode ter! O que isto significa? Significa que os demônios podem ver a saúde, a prosperidade, a comunhão e a paz em sua família, mas não pode tocar nela. 

Deus escolheu e transformou você para erguer uma cerca sobrenatural ao redor de sua família. Entenda, os demônios só podem entrar se derrubarmos está cerca de proteção, mas se podemos derrubá-la como Adão e Eva fizeram, também podemos fortalecê-la diariamente para que eles não entrem. 

Sua posição de autoridade espiritual 

e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; Ef. 2:6 

O primeiro impacto que Satanás sofrerá será quando você decidir usar sua língua para edificação, e não mais para murmurar, difamar ou ferir seus entes com a agressividade das palavras que o diabo te dá para falar. Seu testemunho vai começar a dizer para sua família, que a transformação que Deus fez em sua vida, também pode ser feita na vida deles agora. Mas, ainda é o suficiente, depois que nos convertemos fica muito claro para todos nós, que há uma batalha espiritual entre o império das trevas e o reino de Deus, e que somos os guardiões espirituais de nossa família. 

O que for entrar em nossa casa precisa primeiro passar por nós. Entenda… para tomar o planeta, primeiro Satanás teria que passar por Adão. Por muito tempo ele queria, mas não podia. O diabo agora encontrou em sua família alguém que tem poder acima do poder dele, você pode esmagá-lo debaixo de seus pés. Olha o que Jesus disse à todas as gerações de salvos sobre a terra em Lucas 10:19 – Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. 

O Apóstolo Paulo mostrou aos nossos antepassados na fé a posição espiritual que haviam alcançado em Cristo, estavam nos lugares celestiais. Esta questão de posição é muito importante, porque determina quem está no controle. É necessário saber onde está Satanás e seus demônios em relação a Jesus e a você. A Bíblia nos diz em Efésios 1:19-22;

E qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 

Se nossa posição em Cristo é nas regiões celestiais e todos os demônios estão debaixo de Seus pés, isto significa que estão também debaixo de nossos pés porque estamos com Ele. Deus transformou você para que demônios de maldição geracional, de drogas, álcool, endividamentos, enfermidades, divórcios, pobreza, depressão, opressão e homossexualismo estejam debaixo de seus pés. (termina aqui resumo) 

(começa aqui a mensagem desta semana)

A experiência e o testemunho de Jó – J 1:7-11 

 Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu Servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus? Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. 

A Bíblia aponta para Jó, como o homem que levantou um poderoso e eficiente muro de proteção em torno de sua família, criando uma cerca que mesmo Satanás querendo entrar não tinha acesso, e ainda Deus liberava abundantemente a bênção sobre ela.

Antes de conhecermos quatro coisas que Jó fazia, e que ergueu um muro espiritual e cercou Satanás para que por anos não entrasse e destruísse sua família; creio que seja de grande relevância termos o conhecimento correto das coisas, para que não sejamos enganados, pensando que devido aos acontecimentos trágicos ocorridos com sua casa, nada do que tenha feito tenha valido a pena, e nos desencoraje a seguir seu padrão.

A pergunta é: Quando Satanás entra em uma família e inicia o processo de degeneração financeira, intrigas, vício, enfermidades e desordem, é por que ele tem poder suficiente para derrubar os muros e passar por eles?

A resposta é: ele não tem esse poder. Ele não pode. Quem dá esse poder à ele somos nós. A Bíblia diz em Eclesiastes 10:8  diz: Quem abrir uma cova, nela cairá, e quem romper um muro, uma cobra o morderá.

Satanás entrou na família de Jó porque o Senhor lhe permitiu, caso contrário não seria possível. Outra coisa importante: O Senhor permitiu porque conhecia a fé, a estrutura espiritual de Jó e a extensão de sua fidelidade à Ele. Em outra situação, Deus, não permitiria um ataque tão forte e violento como ocorreu.

A primeira coisa que Jó fazia para que Deus cercasse sua família – Ele afastava-se do mal – Jó 1:8

temente a Deus e que se desvia do mal.

 

A primeira coisa que Jó fazia era separar-se do mal. Nele mesmo não haviam obras das trevas, portanto não haviam demônios em sua vida e em sua casa. A Bíblia refere-se aos demônios de diversas formas, entre elas diz que eles são espíritos imundos. Sendo essa uma de suas características, isso significa que onde encontramos imundices ali existem demônios. No livro da lei dos Judeus diz que o homem ou mulher de Deus deve privar-se do imundo, senão vai ter contato com demônios.

– Limpe a casa – Lc 15:8 

 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?

Uma mulher perdeu uma moeda, e para encontrá-la teve que limpar toda a casa, perdeu-se em meio a toda sujeira. Não quero fanatizar você, esta não é nossa intenção. Porém se você não iniciar uma limpeza em sua casa não terá de volta os filhos, os pais, teu marido e esposa perdidos.

Você precisa tomar controle sobre os canais pornográficos de televisão, a internet que seus filhos usam, e a liberdade que eles tem com essas coisas.

  • Tire a mesa do diabo – Ef 4:27

Não deis lugar ao diabo.

 

Que significa tirar a mesa do diabo? Significa que há algumas coisas que atraem a presença dos demônios para certos ambientes. Quando não as removemos essas coisas, estamos convidando-os para fazerem parte de nossa vida, de nossa família. Entenda dessa forma: quando adoramos, oramos, jejuamos, estudamos a palavra de Deus e louvamos seu nome, estamos pondo a mesa para que Sua presença expressasse neste ambiente. Do mesmo modo, quando nossas músicas, filmes e relacionamentos são impuros, estamos convidando Satanás para vir.

Portanto, afaste de sua casa toda imundice!

A segunda coisa que Jó fazia para que Deus cercasse sua família – Ele era servo – Jó 1:8 

Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu Servo Jó? 

Por toda a Bíblia a palavra servo de Deus está conectada diretamente a alguma função que a pessoa exercia em um plano divino. No Antigo Testamento esta pessoa poderia ser um sacerdote, um profeta, um juiz, ou um levita. Ninguém era servo se, de alguma maneira não exercesse um chamamento de Deus para sua vida. A Bíblia não diz, mas Jó servia ao Senhor de alguma maneira especifica em sua época. Isto agradou a Deus que o cercou para que Satanás não tocasse nele e em sua casa. As pessoas que servem a Deus estão comprometidas e envolvidas com Ele.

Desde o começo de Seu ministério, Jesus disse a todos que andavam com Ele, que nunca deveriam preocupar-se com nada, Deus cuidaria de tudo para eles, inclusive sua casa. Jesus não está falando daqueles que se batizam e sentam em uma cadeira na igreja e passam a vida toda ali cheios de problemas. Ele está falando daqueles que entregam sua vida para servir ao seu reino.

A terceira coisa que Jó fazia para que Deus cercasse sua família – Ele santificava sua família – J 1:5 

Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; 

Para edificar uma família de vencedores precisamos mudar o ambiente de nossa casa. Você pai, mãe, marido, esposa e filhos, é você que Deus transformou para santificar sua família.

Tirar a mesa imunda que atrai Satanás não resolve tudo. Agora é preciso pôr a mesa que vai encher a casa da glória de Deus. Jó buscava continuamente a santidade de sua família. Santidade significa que algo ou pessoas tornam-se propriedade exclusiva de Deus, porém para que isto aconteça é preciso um rompimento com o que é imundo. Como podemos fazer isso hoje? Coloque pequenas placas com textos bíblicos em sua casa, a palavra de Deus santifica o lugar, em pouco tempo sua família estará com a palavra de Deus na mente e em seguida no coração. Toque louvor e adoração em sua casa, em pouco tempo todos estarão cantando, a música possui um poder extraordinário. Pergunte alguém o que foi pregado no culto um dia depois, e ela vai se lembrar bem pouco do que ouviu, mas pergunte qual foi o louvor e adoração ministrado, e ela será capaz de cantar a música toda. Santifique sua cada com a palavra de Deus.

A quarta coisa que Jó fazia para que Deus cercasse sua família – Ofertava e dizimava com fidelidade – J 1:5

 levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração

 Sucesso não é o resultado de uma única ação, mas é o resultado de um conjunto de ações devidamente conectadas uma a outra.  Jó afastava-se do mal, servia  ao Senhor, santificava sua casa e contribuía sacrificialmente ao Senhor pela sua família todos os dias. É por isso que a Bíblia diz que ele era um homem integro, isto quer dizer: Completo.

Satanás mesmo disse que Jó prosperou, cresceu e avançou financeiramente porque continuamente semeava suas ofertas e dizimava por sua casa. A lei espiritual da semeadura diz que quando ofertamos na terra o céu se abre sobre nós, e quando dizimamos, nossos bens não podem ser tocados pelo diabo.

As pessoas dos tempos bíblicos entendiam que dízimos e ofertas não foram inventadas pelos sacerdotes, Moisés e seja lá quem quer que fosse. Eles sabiam que o princípio poderoso da semeadura e colheita, era a garantia de suas lavouras e todo seu trabalho. Nós hoje precisamos entender dessa mesma forma. A mesma Bíblia que fala de céu, inferno, santidade, sobre o Espírito Santo, demônios, de cura e de anjos, e a mesma que diz que temos que ofertar e dizimar na casa do senhor.

Muita gente não entende isso. Mas Malaquias diz que Deus abençoará toda nossa vida, não só finanças, isto quer dizer que Ele traria toda coisa boa sobre nossa vida. Quando você oferta e dizima, Deus protege, prospera, tira enfermidades, abre caminhos e libera ideias de crescimento para toda esta casa.

– Ofertando por tua família 

Duas das coisas que Jó fazia para edificar uma família de vencedores, ele as praticava em casa, afastava-se do mal e santificava sua casa. As outras duas tinha a ver com a igreja, ele servia e contribuía pela sua família. No próximo domingo, vamos ofertar R$ 10,00 por cada uma das pessoas de nossa família. Uma vez por mês vamos sacrificar uma oferta por cada membro de nossa casa a partir de agora.