Todo prédio bem firmado aponto de suportar as diferentes intempéries da natureza como tempestades e terremotos por exemplo, parte de um bom fundamento, nesta parte da construção duas coisas são necessárias para mantê-los de pé; profundidade e qualidade do material a ser usado. São coisa que não admiramos em prédio, se quer a vemos, na verdade o que nos impressiona e importa, e sua arquitetura e beleza. Nesta etapa de construção, lançar o alicerce, os vizinhos à aquela obra e os que passam ao seu redor, não sabem o que se passa por detrás daquele cercado de tapumes.

Assim também deve ser a edificação de uma família de vencedores, vizinhos, parentes e amigos vão elogiar seu filho, seu filha, marido, esposa, pai e mãe por serem uma família bem ajustada dentro de um padrão de ensino e fé, não que seja perfeita, mas suas discussões e criticas são construtivas, não há sombra de divorcio, são equilibrados financeiros e suportam juntos as mas diferentes tempestades.

– Os dois fundamentos de uma família – Mt 7:24-27

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

Durante o sermão da montanha, Jesus cita a edificação de duas casa e a causa do desabamento de uma delas e a firmeza de outra diante de uma forte tempestade. Acima da superfície do solo não havia diferença entre elas, possuíam excelente padrão de arquitetura e eram de bela aparência. Veio o tempo em que ambas foram duramente castigadas pela mesma tempestade, porém uma caiu e outra permaneceu erguida no mesmo lugar, ela suportou com firmeza a dura tempestade, enquanto a vizinha desabou.

Segundo Jesus, o problema que ocasionou a queda de uma delas não foi sua arquitetura ou material de má qualidade empregado nas paredes, a causa apurada no desastre foi encontrada na sua fundação, ela havia sido edificada sobre areia e não sobre a rocha, base fraca, como a que permaneceu erguida após a tempestade.

– Jesus disse que quem ouve sua palavra e prática edifica sua vida sobre a rocha – Quem houve e não pratica edifica sobre sobre a areia.

Está afirmação trás a nós o seguinte entendimento: Que qualquer que seja outro fundamento que colocarmos como base de edificação para nossa família, ela não suportará os terríveis ataques do mundo e do diabo contra ela. Se não aplicarmos a Sua palavra nas diferentes áreas da casa, em algum tempo seremos apenas um amontoado de “escombros”, e não uma família, porque a tempestade vem. É inimitável que dias maus não cheguem até nós. Você necessita colocar a palavra de Cristo em sua casa, no coração de sua família.

– Jesus a pedra de esquina – Lc 20:17

Mas Jesus, fitando-os, disse: Que quer dizer, pois, o que está escrito: A pedra que os construtores rejeitaram, esta veio a ser a principal pedra, angular

O que sito significa? Todo construtor nos tempos bíblicos iniciava sua construção colocando uma laje de pedra em uma das esquinas, canto, da obra, hoje há outras técnicas para isso. Essa pedra, diferente das demais, suportava peso, dava prumo e alinhava as paredes umas as outras. A pedra de esquina ligava e ajustava inteiramente todos os lados de uma construção.

– Por que Jesus disse que é a pedra de esquina?

Está expressão que aparece tão poucas vezes na Bíblia, e quando a encontramos, aprece em alguns discursos de Jesus aos fariseus, eles entendiam o que significava uma pedra de esquina, era uma expressão aplicada àquelas pessoas que em virtude de sua influência política, religiosa ou filosófica determinava  como a vida dos outros deveria ser. Há um único texto no Velho Testamento, Isaias 19:13 que trata dessa questão com bastante clareza.

Loucos se tornaram os príncipes de Zoã, enganados estão os príncipes de Mênfis; fazem errar o Egito os que são a pedra de esquina das suas tribos.

O texto é bem claro; os que tinham influência, que diziam ao povo como as coisas deveriam ser, eram as pedras de esquina, neste caso estavam influenciando todos ao erro. Todas as áreas de suas vidas estavam inteiramente ligas e ajustadas umas as outras pelo que falavam. O que define o fundamento, a base, de vida de sua família é quem a influência com o que falam e fazem. Todos vão viver a partir dessa base. Entende?

Jesus é a pedra de esquina, rejeitada pelos religiosos da época, porque estava alinhando e ajustando o coração das multidões fracassadas à sua doutrina de vida espiritual vencedora. A partir de sua poderosa influência um estilo diferente de adoração a Deus e obediência aos seus mandamentos estava começando.

– Temos a mesma natureza de Jesus – Mt 16:18

Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela

Jesus é a rocha, portanto amizades, relacionamentos, finanças e família devem ser edificados sobre suas instruções. O Senhor disse a Simão que ele se tornaria Pedro, uma pedra. Isto quer dizer que que teria a mesma natureza que a dele. Pedro com o que aprendeu de Jesus edificou a igreja. Jesus precisou de UM.

Você é a pedra de esquina que trará sustentação, equilíbrio e direção para sua família ao começar influenciá-la com sua fé, amor, oração e autoridade espiritual. O que Jesus ensinou está em você! Acredite, Deus transformou você para edificar corretamente tua família, os fariseus rejeitaram Jesus, não deixaram ele entrar, mas você já está dentro para ocupar está função, e os demônios quente hoje tiveram controle espiritual e mental de sua casa não prevaleceram contra você.

– Comece a influenciar agora

Por que sua família sofre com dividas, feridas emocionais abertas até hoje, vícios, violências, pobreza, desunião ou separação? São os demônios? Sim! Por que? Porque a pedra de esquina até hoje em sua casa, em sua família, são pessoas baseadas em filosofias, crenças populares e princípios de outras religiões distantes de Jesus e de Sua palavra que induzem todos ao erro. Creia, Deus colocou você agora mesmo como pedra de esquina em sua casa para começar uma nova temporada de deleite familiar.

Noé a pedra de esquina – Mt 24:32-37

 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.

Eu creio ser esta uma das passagens bíblicas mais usadas para falar dos finais dos tempos, ela sempre é lembrada para falar das condições negativas em que o ser humano vivia nos tempos de Noé com os dias de hoje. Porém, é necessário entendemos também que naqueles dias difíceis, toda a família de Noé foi salva do dilúvio. As águas do dilúvio entraram nas casas, derrubaram e mataram todos os seres humanos, mas não puderam entrar na casa que Noé edificou. Portanto este texto não deve ser aplicado só para mostrar pelos acontecimentos atuais que estamos no final dos tempos, mas também nestes tempos difíceis podemos edificar uma família de vencedores.

– Deus tem aliança com você – Gn 6:18

Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.

Quando Deus transformou você, ele fez um pacto contigo de salvar não somente a ti, mas também com sua esposa, seu marido, seu pai, sua mãe e seus irmãos. Deus disse a Noé que salvaria toda sua casa, ninguém ficaria para trás.

Há algo muito preciso neste episódio, Deus começou falando com Noé, mas após o dilúvio estava falando com seus filhos também. Deus começou a salvação de sua família por meio de você, falando com você, transformando você, mas terminara relacionando-se com eles como tem relacionado com você.

A visão que você deve ter de sua família – Mt 16:18

Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

A característica de uma visão é que você enxerga com o coração e não com os olhos naturais. A partir de uma visão você cria um quadro ao avesso do que é cada pessoa de sua casa. Como elas vivem hoje? Drogadas, endividadas, alcoolizadas, envolvidas com o homossexualismo, com personalidades diferentes, servem a outros deuses e etc … ? Dale a elas como Jesus falou a Pedro. Jesus disse que ele era uma cana agitada pelo vento, sem firmeza, mas que seria transformado à semelhança de uma pedra. Diga às pessoas de sua casa que eles serão transformados em outras pessoas, à imagem e semelhança de Deus como você.

Conclusão

Noé tinha os fundamentos, a palavra de Deus, você também tem, você tem as palavras de Cristo. Pratique-as em sua casa e transforme sua família. Você é a pedra de esquina para ajustar e alinhar sua família ao padrão de vencedores criado por Deus. Vamos orar e profetizar por sua família, o sobre natural começa agora.

Próxima semana: Três coisas difíceis que necessitamos fazer em casa